A corrida no Bahrain foi muito legal, talvez a mais brigada do ano. E olha que as Ferrari estiveram fora da briga. Com Alonso e Massa fora da jogada, Vettel se viu livre para correr sozinho lá na frente, depois que fez a ultrapassagem em Rosberg que era primeiro e de lá até o fim abriu boa vantagem e não tinha pra mais ninguém.
Na largada a disputa foi boa. Apesar de Massa ter perdido uma posição e caído para quinto, o ritmo era bom e Rosberg que era primeiro, não conseguiu disparar, formando-se uma grande fila. Com isso Alonso até conseguiu passar Vettel que era segundo, mas o alemão da RBR deu o troco mais na frente em cima do espanhol da Ferrari. Em seguida, depois de brigar bastante com Rosberg, Vettel conseguiu assumir a primeira posição e foi aí que a sua RBR abriu boa vantagem, enquanto a briga "Rosberg e Alonso" acontecia atrás.
Com o probleminha de Alonso e a sua corrida complicada, Massa teria boa chance de podium, pois os carros a sua frente eram a Mercedes inconstante de Rosberg e a Force India de Di resta. Parecia que um segundo lugar seria quase certo e o primeiro lugar seria algo a se tentar por ter largado com os pneus duros. Mas esqueça tudo isso. Deu tudo errado e os carros pretos (Lotus) apareceram.
A Lotus completou uma dobradinha no podium com Kimi Raikkonen que arriscou a fazer duas paradas (como essa Lotus gasta pouco pneu!) e chegou em segundo e seu companheiro Romain Grosjean fez uma corrida impecável com uma estratégia de três paradas e garantindo o terceiro lugar.
Em quarto veio o Di Resta com a boa Force India. Eu já havia adiantado que a equipe indiana iria fazer bonito, e fez. Di Resta quase chegou ao podium com apenas duas paradas, mas no fim o desgaste dos pneus falou mais alto e Grosjean levou a boa. O Adrian Sutil, companheiro do Di Resta na Force India, se envolveu num toque no inicio da corrida e ficou com ela bastante prejudicada, chegando em 13º.
Tá curioso pra saber o que aconteceu com os carros da Ferrari? No início da corrida Massa teve parte da asa dianteira danificada, mas a princípio nada de errado com o rendimento. Mas aí o drama começou quando ele, de pneu duro e com menor desgaste na teoria, teve de parar junto com muitos que usavam o pneu macio. Algo havia de errado. Até que mais na frente o pneu traseiro-direito furou e obrigou o brasileiro a fazer uma parada nos boxes para a troca na volta 18. Mais para a frente outra troca de pneus na volta 29. E na 37, mais um pneu furado e na mesma posição traseira-direita. Denunciando um problema no equilíbrio do carro e 4 paradas até o final da corrida, onde chegou em 15º, já sem rendimento com pneus ruins.
Já Alonso também não teve sorte, mas pelo menos o carro da Ferrari estava equilibrado. Na volta 7 a Ferrari chamou Alonso para os boxes antecipadamente por conta que a asa traseira não conseguia baixar sozinha. Nas curvas o carro com asa aberta perdia estabilidade. A equipe deu um tapa na asa e ela se fechou. Mas aí ao voltar para a pista o problema voltou. Alonso fez outra parada para levar um novo tapa na asa para ser abaixada e a ordem de não abrir mais a asa e teve de fazer a corrida toda sem abri-la para fazer ultrapassagens.
Alonso ainda se deu bem pela quantidade de briga que a corrida teve, fazendo com que os pilotos da frente perdessem bastante tempo. Com isso, na raça e com um bom carro, Alonso chegou em 8º, sendo ultrapassado no final pela McLaren de Sergio Perez - o 6º, que também conseguiu passar a RBR de Mark Webber - o 7º.
Falando nas brigas, durante vários momentos os dois carros da McLaren se encontraram na pista e Sergio Perez não deu moleza para o companheiro Jenson Button. Finalmente Perez conseguiu mostrar uma pegada agressiva e deu um bom espetáculo na corrida - alegrando seu patrão Carlos Slim, seu patrocinador e o homem mais rico do mundo. Por pouco não furou o pneu traseiro do Button quando tocou a asa dianteira no carro do inglês. No final Perez levou a melhor chegando em 6º, já Button foi caindo e conseguiu a 10ª posição.
Outra briga fantástica nas últimas voltas foi mostrada por Hamilton com a Mercedes e Mark Webber. Essa briga valeu por toda a corrida. O ataque do inglês para cima do australiano da RBR era feroz. Os dois trocaram de posição várias vezes e o objetivo era o 5º lugar. Empurra de cá e de lá, Hamilton conseguiu a ultrapassagem na última volta. Como perderam tempo, Perez colou em Webber e também fez a ultrapassagem.
Finalmente a F1 mostrou um verdadeiro show de ultrapassagens e brigas por posições sem aquela chata intervenção do rádio. A cada disputa o toque nos carros era quase impossível de ser evitado, mas foi tudo muito limpo e bonito de se ver. Ficou a lamentação pelo incidente de Felipe Massa que poderia ter garantido um podium. E a Lotus dá seu recado: se melhorar a ordem de largada, poderá ser imbatível.
Daqui a três semanas a F1 estará de volta, dessa vez no GP da Espanha, no dia 12 de Maio às 09:00h da manhã, horário de Brasília. E que o show continue. Até lá.
Fonte e Fotos - Fórmula 1
Autor - Pedrosa
Use o cinto de segurança TRASEIRO.
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