13 abril 2013

Fórmula 1 - Classificação GP da China 2013 - Hamilton largará na frente; Massa é 5º


Hoje tivemos uma classificação atípica. As equipes identificaram que para a China o pneu médio é bastante lento, porém muito durável e o pneu macio é rápido, mas se desgasta muito cedo. Então as etapas Q1 e Q2 ficaram parecidíssimas com o que vemos no Q3, ou seja, apenas uma volta rápida com os pneus macios e mais nada! Foi assim no Q1 e Q2.

As equipes mais rápidas como a Ferrari usaram o mesmo jogo de pneus do Q1 no Q2, enquanto as outras já iniciaram com a segunda parte já com um novo jogo. Como ficaria arriscado, a Ferrari voltou para a pista, assim como a RBR, e fizeram novamente mais uma volta rápida, com um novo jogo de pneu, para garantir a vaga no Q3.

As Ferrari andaram muito bem nos treinos da sexta e do sábado, sendo Massa o mais rápido no primeiro dia e Alonso no segundo. Mas as Ferrari amarelaram e deu prata na pole. O inglês Lewis Hamilton da Mercedes conquistou sua primeira pole na nova equipe e terá na sua cola o surpreendente Lotus do Kimi Raikkonen, que foi segundo. 


Alonso conquistou a terceira posição, conseguindo ficar apenas 145 milésimos de segundo à frente do seu companheiro de equipe, Felipe Massa, que foi 5º quinto. E o quarto? Foi a Mercedes do alemão Nico Rosberg, companheiro de Hamilton, que andou sempre na frente do inglês durante os treinos, mas na hora do "vamos ver", ficou pra trás.

Um pouco de surpresa foi a aproximação da McLaren de Jenson Button nas equipes tops. O britânico, apesar de largar em 8º, tinha carro pra tentar a 6ª colocação no grid. Já não posso dizer o mesmo de Sérgio Pérez, companheiro de Button na McLaren, que ainda tem dificuldades com o carro e largará em 12º.

Mas peraí! Cadê as RBR? Mark Webber ficou sem combustível quando estava no Q2. Houve um problema no abastecimento do carro e 3kg de combustível não foram entregues ao carro. Resultado: terminou o Q2 em 14º, mas largará na última posição pois o carro não ficou com a quantidade mínima exigida pela FIA para o colhimento de amostras para saber se há adulteração na mistura do combustível, procedimento padrão na categoria.

No caso do Vettel, ele largará em 9º por motivos de estratégia. Como assim? Vettel até poderia tentar brigar pelas três primeiras posições, mas a equipe resolveu desistir da briga e pensar na corrida, largando com os pneus médios - mais lentos e duráveis, enquanto os que lutaram pelo primeiro lugar vão largar com os pneus macios que terão grande desgaste e terão de fazer paradas bem no início da corrida para a troca - o que pode prejudicar o resultado final.

Completando o top 10, em 6º Romain Grosjean (Lotus), em 7º o bom desempenho do Daniel Riccardo (STR) e em 10º o alemão Nico Hulkenberg (Sauber).

Classificação GP da China

PosNoDriverTeamQ1Q2Q3Laps
110Lewis HamiltonMercedes1:35.7931:35.0781:34.4849
27Kimi RäikkönenLotus-Renault1:37.0461:35.6591:34.76111
33Fernando AlonsoFerrari1:36.2531:35.1481:34.78812
49Nico RosbergMercedes1:35.9591:35.5371:34.8619
54Felipe MassaFerrari1:35.9721:35.4031:34.93312
68Romain GrosjeanLotus-Renault1:36.9291:36.0651:35.3649
719Daniel RicciardoSTR-Ferrari1:36.9931:36.2581:35.99815
85Jenson ButtonMcLaren-Mercedes1:36.6671:35.7842:05.67312
91Sebastian VettelRed Bull Racing-Renault1:36.5371:35.343No time13
1011Nico HulkenbergSauber-Ferrari1:36.9851:36.261No time11
1114Paul di RestaForce India-Mercedes1:37.4781:36.2879
126Sergio PerezMcLaren-Mercedes1:36.9521:36.31410
1315Adrian SutilForce India-Mercedes1:37.3491:36.40511
DSQ2Mark WebberRed Bull Racing-Renault1:36.1481:36.6796
1516Pastor MaldonadoWilliams-Renault1:37.2811:37.13910
1618Jean-Eric VergneSTR-Ferrari1:37.5081:37.19912
1717Valtteri BottasWilliams-Renault1:37.7693
1812Esteban GutierrezSauber-Ferrari1:37.9905
1922Jules BianchiMarussia-Cosworth1:38.7806
2023Max ChiltonMarussia-Cosworth1:39.5373
2120Charles PicCaterham-Renault1:39.6146
2221Giedo van der GardeCaterham-Renault1:39.6606
Q1 107% Time1:42.498

Fonte - Fórmula 1
Autor - Pedrosa

Use o cinto de segurança TRASEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!