14 abril 2013

Fórmula 1 - Corrida - GP da China 2013 - Alonso vence e confirma boa fase da Ferrari; Massa foi 6º


Vitória de Fernando Alonso mostrou que a Ferrari tem melhor ritmo de corrida que as demais equipes. Mas boas e más surpresas surgiram para alguns no GP da China, que poderia ter levado Felipe Massa ao pódio caso a Ferrari tivesse sido mais eficiente na primeira parada aos boxes do brasileiro.

A corrida teve lá seus pontos de emoção e o início foi muito bom para a Ferrari, que logo na largada conseguiu pular de 3º para 2º com Alonso e de 5º para 3º com Massa, tendo Hamilton em primeiro e mantendo sua posição. Mas na volta 5 não teve jeito e Alonso e Massa conseguiram a ultrapassagem em cima do inglês da Mercedes. Alonso foi por fora e sem Hamilton esperar, Felipe jogou o carro por dentro e também deixou o inglês para trás. Impressionou bastante a manobra feita pelo brasileiro, de forma bastante agressiva, mas necessária. Em apenas 4 segundos Hamilton cai de 1º para 3º na corrida! Coisas da Fórmula 1.


No início da corrida Massa impôs um ritmo muito forte, melhor até que o de Alonso, que foi pressionado pelo companheiro nas primeiras voltas da corrida, até que depois das primeiras paradas o rumo da corrida ficou diferente para os dois pilotos da Ferrari.

Assim como as Ferrari, as Mercedes e as Lotus largaram com os pneus macios, que durariam pouco, obrigando as equipes a pararem muito cedo - as demais largaram de pneu duro, mais durável. E foi assim que Hamilton fez sua primeira parada já na volta 6. Diante desse fato, a Ferrari chamou Alonso, que era primeiro, a parar na volta seguinte. Nisso Felipe Massa teria de parar - e parou - na volta 8. E foi aí que o prejuízo da corrida começou para o brasileiro.

Depois que o espanhol parou, Massa teve de dar mais uma volta com os pneus bastante desgastados, por consequência sendo cerca de 2 segundos mais lento que Alonso que já estava rodando com o pneu duro e novo na pista. Mas para piorar a situação, a Ferrari perdeu quase 1 segundo a mais na parada de Felipe quando comparada com a de Alonso. Somando tudo, e mais o agravante de que vários pilotos que estavam usando os pneus duros não parariam tão logo, Massa voltou para pista atrás de um pelotão e há uns bons segundos de Alonso.

Depois das paradas tanto Alonso como Felipe tiveram de fazer várias ultrapassagens, mas o brasileiro tinha mais concorrentes a sua frente e fez com que ele perdesse ainda mais tempo. E durante a corrida Massa ainda pegou algumas "pedreiras" como o inglês Di Resta que não deu mole e fez Massa perder bastante tempo, ficando assim o sonho de lutar pelo podium cada vez mais longe.


Como a estratégia da RBR era largar de pneus médios, a escolha não foi lá tão certeira. No máximo Vettel conseguiu chegar em quarto e, num final emocionante, chegou próximo de ultrapassar Hamilton, que era terceiro e que já vinha batalhando há tempos contra Raikkonen que era segundo, mas o alemão da RBR errou numa frenagem decisiva e perdeu a chance se começar o retão colado com a Mercedes de Hamilton, para fazer a ultrapassagem no principal ponto da pista para a ação.

Mark Webber precisa de mais sorte. Além de ter sido punido por ter tido uma falta de combustível durante a segunda parte da classificação, onde largaria em último, trocou a caixa de marchas e largou dos boxes. A coisa ainda piorou: durante a corrida se chocou contra a STR de Vergne e danificou o carro. Além de prejudicar a sua corrida, ainda favoreceu o seu companheiro de equipe, Vettel, que vinha atrás dos dois depois da sua primeira parada e fez a ultrapassagem sem nenhum problema. Dá pra piorar? Dá! Depois de parar nos boxes, Webber voltou pra pista e ficou muito lento. Aos poucos foi voltando devagar tentando chegar aos boxes, mas uma das rodas traseiras se soltou e quase atingiu Massa e Vettel que vinham brigando por posições, e por ali ficou. Um fim de semana pra esquecer.


Na mesma volta do incidente envolvendo Webber e Vergne, Raikkonen toca a traseira da McLaren de Sérgio Pérez e danifica bastante a asa e o bico, mas por milagre o carro ainda se comportou bem e não precisou de reparos. A batida fez um buraco no bico do Lotus do filandês. E a Mercedes que sempre parece impecável com Hamilton, obteve mais um abandono com Rosberg, o segundo nessa temporada de três corridas até agora. Outra triste notícia foi o abandono de Adrian Sutil da Force India. Sutil tem mostrado uma ótima performance durante as classificações e corridas, mas o novato mexicano Esteban Gutierrez da Sauber, literalmente atropelou o carro do alemão numa errada na frenagem.


Já na terceira parada de Massa, a Ferrari se redimiu - mas o estrago já estava feito. A Ferrari fez a parada mais rápida da corrida com o tempo de 2,4 segundos e conseguiu liberar Massa colado com Hulkenberg - que também estava nos boxes. Na hora da saída dos boxes Massa foi mais esperto e fez a ultrapassagem em cima do alemão Sauber.

Faltando 10 voltas para acabar já estava quase tudo definido e por conta das estratégias ninguém mais poderia alcançar Fernando Alonso, que havia apontado Raikkonen, que terminou em segundo, como principal ameaça para a equipe. Massa poderia ter brigado pela vitória, dado o bom desempenho dele no início da corrida, onde até tentou ultrapassar Alonso, mas a primeira parada nos boxes foi definitiva para deixar Massa longe de um bom resultado e acabou em 6º. Hamilton foi 3º e seguido de Vettel 4º. Button mostrou bom equilíbrio com os pneus e conseguiu um vitorioso 5º lugar, usando uma estratégia de duas paradas, contra de três de todas as outras equipes.


Mais uma vez ressaltar o bom desempenho do Daniel Ricciardo da STR, que largou e chegou em 7º, mostrando mais maturidade e se torna forte candidato a assumir o posto de Webber na RBR em 2014.

Para encerrar, Vettel é líder do campeonato com 52 pontos, Raikkonen é 2º com 49 e em terceiro vem Alonso com 43. Hamilton é o quarto com 40 pontos, Massa tem 30, Webber 26 e Rosberg apenas 12, empatado com Button que é o 8º. Nas equipes, RBR é líder com 78 pontos, Ferrari é segunda com 73 e depois vem Lotus com 60, Mercedes com 52 e McLaren com 14.

O resultado da corrida ainda não está definido, pois alguns pilotos estão sob investigação por terem usado o DRS no trecho com bandeira amarela. Alguma punição poderá ocorrer para Raikkonen, Vettel, Webber, Ricciardo, Bottas e Chilton. Caso a punição se concretize, Massa poderá pular de 6º para 4º e somar mais 4 pontos.

Próxima corrida será no GP do Bahrain já no dia 21 de abril às 09:00h, horário de Brasília. Até lá. Veja abaixo o resultado final da corrida.

Foto - Fórmula 1
Autor - Pedrosa 

Use o cinto de segurança TRASEIRO.

2013 FORMULA 1 UBS CHINESE GRAND PRIX

Provisional Results

PosNoDriverTeamLapsTime/RetiredGridPts
13Fernando AlonsoFerrari561:36:26.945325
27Kimi RäikkönenLotus-Renault56+10.1 secs218
310Lewis HamiltonMercedes56+12.3 secs115
41Sebastian VettelRed Bull Racing-Renault56+12.5 secs912
55Jenson ButtonMcLaren-Mercedes56+35.2 secs810
64Felipe MassaFerrari56+40.8 secs58
719Daniel RicciardoSTR-Ferrari56+42.6 secs76
814Paul di RestaForce India-Mercedes56+51.0 secs114
98Romain GrosjeanLotus-Renault56+53.4 secs62
1011Nico HulkenbergSauber-Ferrari56+56.5 secs101
116Sergio PerezMcLaren-Mercedes56+63.8 secs12
1218Jean-Eric VergneSTR-Ferrari56+72.6 secs15
1317Valtteri BottasWilliams-Renault56+93.8 secs16
1416Pastor MaldonadoWilliams-Renault56+95.4 secs14
1522Jules BianchiMarussia-Cosworth55+1 Lap18
1620Charles PicCaterham-Renault55+1 Lap20
1723Max ChiltonMarussia-Cosworth55+1 Lap19
1821Giedo van der GardeCaterham-Renault55+1 Lap21
Ret9Nico RosbergMercedes21Suspension4
Ret2Mark WebberRed Bull Racing-Renault15Wheel22
Ret15Adrian SutilForce India-Mercedes5Accident13
Ret12Esteban GutierrezSauber-Ferrari4Accident17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!