19 março 2013

LATIN NCAP divulga resultados dos testes de impacto de Hyundai HB20 e Ford Ecosport


Autor - Pedrosa

O LATIN NCAP divulgou hoje pela manhã através de vídeo conferência, os resultados pendentes da fase 3. Os veículos pendentes eram o Hyundai HB20 hatch (na versão top de linha), e o Ford Ecosport (na versão S, de entrada). Ambos os modelos possuem duplo airbag frontal.

O Hyundai HB20 conseguiu 3 estrelas de proteção para adultos e apenas 1 para a proteção de crianças. Já o Ford Ecosport conseguiu 4 estrelas para adultos e 3 para crianças, conseguindo ficar pior que o Ford New Fiesta que obteve 4 estrelas para todos. 

Durante a apresentação dos resultados, o LATIN NCAP ainda mostrou uma foto do Toyota Etios mostrando que o carro possui uma boa estrutura que não se danificou no teste de impacto e que serve de exemplo para outros fabiricantes. O Etios é a atual referência em segurança na categoria de compactos de entrada com 4 estrelas para adultos e 2 para crianças.










HYUNDAI HB20 





Passageiro adulto: Tanto a cabeça como o pescoço receberam boa proteção no impacto frontal. Os sistemas de retenção ofereceram uma proteção fraca ao peito do motorista. A cabeça do acompanhante foi bem protegida. Foram observadas estruturas perigosas na parte do painel contra as que poderiam impactar os joelhos dos passageiros.  A área dos pés permaneceu intacta após o impacto. O habitáculo do veículo foi avaliado como estável no impacto.
Passageiro infantil: A cadeirinha infantil do dummy de 3 anos evidenciou  fraturas devido à carga. Houve contacto da cabeça com a parte posterior do banco do motorista. A aceleração da cabeça e do peito ficou por cima do limite inferior de desempenho. Para a criança de 1 ano e meio se observou uma proteção marginal a fraca, existindo alta carga na parte do peito. Na fase de ressalto, o dummy bateu no encosto de cabeça com sua cabeça. As instruções de instalação em ambos os assentos infantis foram insuficientes, não estando unidas de forma permanente ao assento. O SRI olhando para trás contatou a fêmea do cinto de segurança e abriu a carcaça. 

FORD ECOSPORT



Passageiro adulto: No impacto frontal, tanto a cabeça do motorista como a do acompanhante foram bem protegidas pelos sistemas de retenção. O cinto de segurança do acompanhante, a diferença do cinto do motorista, não contava com pré-tensionador.  Foram observadas estruturas perigosas na parte do painel contra as que poderiam impactar os joelhos dos passageiros. A estrutura pode suportar cargas superiores.
Passageiro infantil: A cadeirinha infantil para a criança de 3 anos conseguiu evitar um excessivo deslocamento para frente no impacto. Foi detectada uma forte desaceleração na parte do peito da criança de 18 meses. As instruções de instalação em ambos os bancos infantis eram satisfatórias e estavam unidas de maneira permanente ao assento. O veículo não proporcionava nenhuma advertência quanto aos perigos associados à instalação de uma cadeirinha infantil olhando para trás no banco do acompanhante com um airbag ativado.  




O LATIN NCAP trabalha com um teste de impacto frontal, onde 40% da frente do veículo bate a uma velocidade de 64 km/h sobre uma barreira com frente deformável, simulando uma batida frontal com outro veículo, comum em estradas. 

Nos testes os veículos possuem bonecos com vários sensores que ajudam a simular os impactos sofridos no corpo. No carro está um motorista adulto, um passageiro dianteiro também adulto e no banco de trás duas crianças, uma com 3 anos de idade e outra com 1 ano e meio, ambas transportadas nas devidas cadeirinhas.

Conclusões do LATIN NCAP pata proteção dos adultos

A integridade da estrutura do habitáculo, os airbags e os cintos de seguranças são críticos para a segurança dos ocupantes;
Os modelos da América Latina se mostraram piores do que os mesmos modelos vendidos na Europa com os mesmos equipamentos;
Os modelos mais novos estão mostrando melhoras na estrutura do habitáculo.

Conclusão do LATIN NCAP para proteção das crianças

A proteção das crianças é baixa pela proteção pobre oferecida pelas atuais cadeirinhas, a incompatibilidade das mesmas com os automóveis e alta probabilidade de má instalação.

Recomendações

O LATIN NCAP ainda deixou várias recomendações para que governos e fabricantes colaborem para tornarem os carros ainda mais seguros. Para que os governos obriguem as montadores a comercializarem carros com airbags e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas. Falou ainda que fabricantes de automóveis e de cadeirinhas devem estar mais próximos para que juntos possam trazer uma solução mais segura. E ainda elogiou a Ford e VW pelos rápidos esforços em trazerem carros mais segundos para a América Latina. 


Imagens: LATIN NCAP
Autor - Pedrosa

Curtiu? Compartilhe o nosso blog.
Use o cinto de segurança TRASEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!