24 março 2013

Fórmula 1 - Corrida GP Malásia 2013 - Com muitas brigas, Vettel vence, Massa é 5º e Alonso abandona


Sabe o que aconteceu nesse domingo no GP da Malásia? Tudo! Brigas na pista, brigas no rádio, toques na pista, carro parando em na equipe errada no pit, bicampeão passando reto e parando na brita, ultrapassagens por fora, ufa. E olha que só falei até agora de Massa, Alonso, Vettel, Webber, Hamilton, Rosberg e Raikkonen!!! Acompanhe...

A corrida não começou muito bem para o Felipe Massa. Largando em segundo pelo lado sujo, não deu outra: não conseguiu atacar Vettel que largou em 1º e ainda foi ultrapassado por Alonso que era 3º. Mas as Ferrari se deram mal: Alonso foi com muita sede ao pote e deu uma tocada na traseira de Vettel já na segunda curva, com isso Massa que vinha atrás teve que tirar o pé para não bater no espanhol, e como consequência o brasileiro perdeu várias posições, caindo para sexto. 

Já para Alonso, o prejuízo foi ainda maior. Depois do toque, sua asa dianteira ficou danificada, mas ele ainda conseguia manter um bom ritmo, mesmo que sofrendo com o ataque de Webber. O esperado seria que Alonso parasse logo em seguida para trocar a peça, mas a Ferrari por questões de estratégia de corrida resolveu deixar o espanhol na pista. Péssima decisão. O estrago não era pequeno e a equipe sabia disso, mas quando Alonso rasgava a reta da largada, a asa se soltou e se instalou debaixo do carro.




Não precisa ser gênio para descobrir que isso aconteceria. Mas por conta do erro da Ferrari, assumido depois da corrida, Alonso passou reto na curva 1 já na segunda volta e foi parar na brita, abandonando a corrida. Como a corrida começou com pista molhada e pneus intermediários, se Alonso fizesse a parada para trocar a asa, teria que parar novamente poucas voltas depois para trocar os pneus para os de pista seca, mas a Ferrari resolveu arriscar e deu no que deu! 

Mas a corrida foi esquentando, a pista também e o sol cozinhou o juízo de Lewis Hamilton. Na primeira parada, o piloto da Mercedes acabou errando a vaga no pit e parou justamente na vaga da McLaren, sua ex-quipe de F1. Virou motivo de piada.

E as brigas? As coisas ficaram tensas no meio da corrida. Webber 1º, que tinha ultrapassado Vettel, 2º, voltas atrás, na estratégia dos boxes, Hamilton 3º e Rosberg 4º ficaram bem próximos, indicando que a vitória estava aberta para a RBR e Mercedes. Mas as equipes tinham outros planos...

Vettel pediu a equipe pelo rádio para que Webber o deixasse passar, pois estava mais rápido. A RBR pediu paciência pois estava longe de acabar a corrida. Enquanto isso, mais voltas a frente, Rosberg e Hamilton trocava de posições, mas o inglês sempre acabava recuperando a posição. E tome rádio: Rosberg pede permissão a equipe para que Hamilton abrisse caminho. A resposta veio em seguida: Negative, negative.

Que situação! E como acabou? Bom, na Mercedes, o chefe Ross Brown disse a Rosberg que Hamilton estava mais lento para poupar combustível e que ele não tinha motivos para ultrapassá-lo. Como não? Valia uma posição no pódio! Mas o bom menino aceitou e terminou em 4º, com Hamilton em 3º, longe das RBR.

Falando nela, RBR, a ordem tinha sido clara e objetiva para os dois pilotos: meninos, diminuam o ritmo, poupem pneu e tragam o carro até o fim. Esperto, Vettel fingiu que não tinha entendido muito bem e mandou ver após o 4º pit-stop de Webber. Fez um ataque feroz e ganhou a 1ª posição. E assim terminou a corrida. Mas Vettel levou um puxão de orelha pelo rádio... "parabéns Seb, mas conversaremos depois". E ainda teve que ouvir poucas e boas de Webber na salinha pré-pódio, afinal o australiano só diminuiu o ritmo de corrida acreditando que seu companheiro faria o mesmo.


A Ferrari de Massa sofreu bastante com os pneus, mas logo após o 4º pit, o brasileiro foi passando todo mundo, por fora ou por dentro, e saiu de 9º para terminar em 5º. Isso foi possível porque os ultrapassados tinham uma estratégia de apenas 3 paradas e já estavam economizando pneus. Inclusive Raikkonen, vencedor da corrida passada, foi apenas 7º na Malásia. Alguém viu as McLaren por aí? Gri-gri-gri. (Grilos).

A Fórmula 1 se reunirá novamente daqui a três semanas no GP da China, dia 14 de abril às 4h da madrugada de domingo, horário de Brasília. Veja abaixo o resultado final da corrida. 

Fonte - Fórmula 1
Autor - Pedrosa


2013 FORMULA 1 PETRONAS MALAYSIA GRAND PRIX

Provisional Results
Note - Raikkonen qualified seventh but dropped three grid places for impeding










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!