17 março 2013

Formula 1 - Corrida GP da Austrália 2013 - Raikkonen vence o primeiro GP do ano; Massa foi quarto


Com largada sensacional, as Ferrari ganham duas posições na largada e pulam para o segundo lugar com Felipe Massa e terceiro com Fernando Alonso, mas não conseguiram passar o pole position Sebastian Vettel que permaneceu em primeiro. Quem se deu mal na largada foi Webber, que de segundo perdeu várias posições e ficou em sétimo. Kimi Raikkonen que largou em sétimo também ganhou duas posições e em quinto ficou brigando pela quarta posição com Lewis Hamilton, mas já na volta 3, o finlandês Raikkonen ultrapassou o inglês por fora!

No início, Vettel até que abriu uma considerável vantagem para Felipe Massa que era segundo, mas na volta 4 a coisa ficou mais complicada para o alemão, que recebeu forte pressão do brasileiro, que também era seguido de perto pelo companheiro de equipe Alonso.

Com Vettel segurando as Ferrari, Raikkonen e sua Lotus em quarto, começou a andar rápido e se aproximar dos 3 a frente. Na volta 8 o alemão da RBR fez a sua primeira parada, com isso Massa assumiu a liderança temporária da corrida. Na volta 9 foi a vez de Massa parar e na 10 foi o espanhol Alonso. Depois da parada, Massa voltou num ritmo muito forte, fazendo voltas rápidas, mostrando que tava com o carro mais na mão em relação a Vettel e Alonso. Na volta 16, não existia diferenças entre Vettel, Massa e Alonso.

Adrian Sutil (Force India) e Raikkonen não tinham parado e possuíam ritmo muito bom andando a frente da RBR e das Ferrari. E tudo indicava que um desses pilotos seria o vencedor, dado o péssimo desempenho das demais equipes.

Na volta 22, a Ferrari chama Alonso para mais uma parada e "esquece" Felipe Massa na pista por mais 3 voltas, resultado: com essa estratégia, Alonso que parou primeiro, conseguiu ganhar as posições de Sutil e Vettel que eram segundo e terceiro colocados respectivamente. E mais adiante a posição de Massa - Raikkonen seguia na liderança com uma parada.

 Massa, que era pra ter parado antes de Alonso, ficou na pista com pneus desgastados e portanto andando mais lento que aqueles que pararam antes. Só foi chamado para os boxes na volta 25. Ao terminar a parada e voltar para a pista, o brasileiro ficou bastante prejudicado, onde poderia ter ficado em segundo depois da parada, ficou em quinto pela falha na estratégia, que gera dúvidas se foi erro mesmo ou proposital para beneficiar Alonso.

Raikkonen fez sua segunda e ultima parada na volta 35. Na volta 37 a Ferrari chama Massa para os boxes, duas voltas antes de Alonso, mas a estratégia não deu em nada, afinal, devido ao erro na segunda parada, onde Massa voltou atrás de Sutil e Vettel que não tinham um ritmo bom naquele momento, segurando o brasileiro. E Alonso, que tinha voltado a frente deles, com pista livre, pode andar mais rápido e abrir vantagem. Na volta 47, Sutil fez sua segunda e ultima parada, voltando alguns segundos atrás de Massa.

Faltando 11 voltas, das 58, para terminar a corrida, Alonso que era segundo, tinha que tirar 6 segundos e ultrapassar Raikkonen que era primeiro. Mas Raikkonen, que mesmo com pneus mais usados que os de Alonso, só aumentava a vantagem, sinalizando que ganharia a corrida.

Na volta 52, Sutil não tinha ritmo bom e foi ultrapassado por Hamilton e Mark Webber da RBR. Já Raikkonen, de tão concentrado em andar rápido, fez a volta mais rápida da corrida na volta 56, onde Alonso já não podia fazer mais nada. 

Raikkonen vence, seguido de Alonso, Vettel, Massa, e mais para trás, Hamilton e Webber. Com esse primeiro GP, já deu pra ver que RBR, Ferrari e Lotus estão muito bem. Decepção, a Mercedes que andou bem na classificação, teve péssimo desempenho na corrida e conseguiu apenas uma quinta colocação com Hamilton e um abandono com Nico Rosberg antes da metade da corrida. 

As Force India até que foram bem, com Sutil em sétimo e Di Resta em oitavo. Já a McLaren, deu grande sinal de que está com um carro nada bom. Foi nona com Button e décima primeira com o mexicano Sérgio Perez, esse que recebeu sinal de reprovação da equipe durante a transmissão da corrida pela TV. Sauber e Williams continuam com carros nada competitivos.

Próxima corrida será no GP da Malásia, daqui a uma semana, no dia 24 de março, ás 5h da manhã - horário de Brasília. Veja abaixo o resultado final da corrida.

Fonte - Formula 1
Autor - Pedrosa

2013 FORMULA 1 ROLEX AUSTRALIAN GRAND PRIX

Provisional Results

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora!