Depois de lançar no mercado brasileiro a versão hatch, a Ford trás agora para o nosso mercado o New Fiesta sedan 2014. O modelo, ao contrário do que já acontece com o hatch, ainda continuará a vir do México. E isso tem suas vantagens e desvantagens. Mas a melhor notícia é que ele está mais barato e mais equipado do que a concorrência - parte dos R$ 49.990 na versão 1.6 SE.
Visualmente falando, o New Fiesta sedan 2014 recebeu a mesma dianteira do hatch que é fabricado no Brasil. Frente que foi inspirada no Fusion e que por sua vez se inspirou nos carros da Aston Martin - marca inglesa que já pertenceu a Ford. Na traseira, mudanças leves nas lanternas e um novo para-choque com visual mais esportivo. Já por dentro segue o mesmo padrão de design do hatch, mas o volante permanece o mesmo da linha 2013. Quanto ao painel com toque-macio, ainda não foi confirmado.
Serão apenas duas versões, SE e Titanium, cada uma com a opção de receber câmbio PowerShift. Aquele câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas com trocas sequenciais por botões no pomo do câmbio e modo Sport, que é mais modernos que os automáticos convencionais da concorrência. O câmbio custa em torno de R$ 3.600. Muito barato para o que oferece.
A primeira versão já é muito bem equipada. Trás de série ar condicionado digital, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, sistema de som SYNC com comandos por voz e no volante, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, chave canivete, airbag duplo, freios ABS, AdvanceTrac (controles eletrônicos de estabilidade e tração e o HLA, assistente de partida em rampa), cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, chave reserva MyKey (possibilita limitar velocidade, volume do sistema de som e a não desativação de sistemas de segurança) faróis de neblina e rodas de liga-leve de 15 polegadas, piscas nos retrovisores e grade frontal pintada na cor prata. Ufa! Com o câmbio manual a SE sai por R$ 49.990 e com o PowerShift R$ 53.640.
Já a Titanium vêm com 7 airbags, controle automático de velocidade, acabamento em black-piano no painel, bancos e volante em couro, sensores de chuva, de estacionamento traseiro e de acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga-leve de 16 polegadas e acabamento externo cromado - grade frontal, faróis de neblina, frisos nas janelas e friso no para-choque traseiro. Essa versão custa R$ 55.340 com câmbio manual e R$ 58.990 com o PowerShift.
O New Fiesta sedan só terá versões com a motorização 1.6. Aliás, esse motor é o mais eficiente na sua litragem. Trata-se do Sigma 1.6 16V TiVCT que estreou no hatch e rende 125cv com gasolina e 130cv com etanol. O motor é produzido em alumínio com duplo comando de válvulas variável. A Ford divulga que com esse motor o sedan consegue ir de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atingir máxima de 190 km/h. Mas várias publicações estão conseguindo números melhores do que esse divulgado pela marca nos testes realizados no hatch.
Quanto ao consumo, segundo o Inmetro o New Fiesta sedan 2014 manual consegue fazer na cidade 8 e 11,2 km/l com etanol e gasolina, respectivamente e na estrada 9,7 e 14,1. Já o com câmbio Powershift faz na cidade 7,9 /1,4 e na estrada 9,9/13,9 com etanol/gasolina.
Mesmo sendo lançado agora ainda não sabemos quando o New Fiesta sedan 2014 estará nas concessionárias, mas sua mira está apontada principalmente para o Honda City e ao já mal das pernas Chevrolet Sonic sedan, ambos mais caros e menos equipados do que o Ford.
Use o cinto de segurança TRASEIRO.
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