06 maio 2013

Toyota lança nova geração do RAV4 2013 aqui no Brasil por R$ 96.900 - Veja as versões, preços e consumo!


O RAV4 nunca foi um modelo de grandes vendas para a Toyota. Em 2011 foram vendidas 4.224 unidades, com média mensal de 352 carros. Em 2012, com o IPI extra, foram 822 unidades e 68 mensais, piorando bastante. Mas agora a Toyota lança a nova geração, com mais versões e um preço mais baixo - partindo de R$ 96.900, querendo ganhar o mercado.

O novo RAV4 2013 estreia a nova linha de design da Toyota. Reparou na nova frente? Ela estará presente no próximo Corolla e nos novos compactos Yaris (hatch) e Vios (sedan) ano que vem aqui no Brasil. A Toyota espera vender cerca de 800 unidades mensais dessa nova geração do RAV4, um número não tão difícil de ser alcançado.





Versões - A gama do novo RAV4 2013 chega com três versões, todas automáticas. Elas são conhecidas pela litragem do motor ou pelo tipo de tração. A de entrada é a 2.0 4x2 CVT de R$ 96.900, a intermediária  é a 2.0 4x4 CVT de R$ 109.900 e a top 2.5 4x4 Automática de R$ 119.900.


Câmbios e Motores - O RAV4 2013 possui dois motores e dois câmbios. As duas primeiras versões possuem um motor 2.0 de 16V que gera 145cv de potência e 19,1 quilos de torque. Para esse motor a Toyota disponibiliza um câmbio automático do tipo CVT de 7 velocidades com modo sequencial. Já a versão top vem com um motor 2.5 de 16V que entrega 179cv de potência e 23,8 quilos de torque. Para esse motor 2.5 a opção é um câmbio automático de 6 velocidades e também com modo sequencial. Os dois  motores só rodam com gasolina.

Consumo - Com motor 2.0 o consumo foi de 9,5 km/l na cidade e 10,9 na estrada. No 2.5 da top o consumo ficou em 8,7 km/l na cidade e 10,9 na estrada. Não são números tão agradáveis, mas para o porte do RAV4 2013 até que 9,5 km/l na cidade é um bom resultado. O 2.0 recebeu Nota A do Inmetro e o 2.5 nota B. Os dois motores só podem utilizar gasolina.


Equipamentos - A versão de entrada 2.0 4x2 (R$ 96.900) é pouco equipada para seu preço, chega apenas com o básico pacote de airbag duplo, freios ABS com EBD e BAS, ar condicionado, direção eletroassistida progressiva, vidros, travas e retrovisores elétricos, som com AM/FM/CD player e conexões Bluetooth, USB e AUX, volante em couro com comandos do som integrados, computador de bordo com 7 funções, retrovisores externos rebatíveis eletronicamente,  faróis e lanternas de nelina, rodas de liga-leve aro 17 e sensor de estacionamento traseiro. A concorrência também segue o mesmo nível.

A 2.0 4x4 (R$ 109.900) acrescenta ar condicionado digital de duas zonas, central multimídia com som AM/FM/CD player MP3 e tela de 6,1 polegadas sensível ao toque e câmera de ré, bancos em couro com aquecimento (motorista e passageiro) e elétricos (motorista), airbags laterais e de cortina, acionamento do motor por botão e destravamento das postas por proximidade da chave.

Na top 2.5 4x4 (R$ 119.900), além do que já vem nas outras duas versões, o destaque fica por conta do motor de 179cv que deve dar um bom fôlego para o crossover. Vem também com teto-solar elétrico. Vendo por fora, o único detalhe que diferencia as versões 4x4 da 4x2 é um detalhe cromado na parte inferior do para-choque dianteiro, além, claro, do emblema "AWD" quase invisível na traseira. Em todas as versões a roda de liga-leve é a mesma.

O novo RAV4 2013 está disponível em 5 cores: branco, prata, cinza, verde e preto.


Dimensões e Capacidades - No geral o novo RAV4 2013 não cresceu tanto em relação ao anterior. O comprimento foi reduzido em 6cm por conta de que o estepe não está mais acoplado a traseira. Como o estepe é maior do que os 6cm perdidos, na verdade o RAV4 2013 é maior que o anterior. Comprimento 4,57 metros (ante 4,63m), entreeixos 2,66m (2,66m), largura 1,85m (1,82) e altura 1,72m (1,72m). O tanque tem 60 litros de capacidade. Peso: 2.0 4x2 1.525 kg, 2.0 4x4 1.615 kg e 2.5 4x4 1.630 kg. O novo RAV4 2013 chega a ser maior do que os rivais Honda CR-V, Hyundai ix35 e Kia Sportage.







Conclusão - A Toyota tem um bom produto nas mãos e um preço competitivo na versão de entrada de 97 mil reais, contra 99 mil reais do Honda CR-V, 98 mil do Hyundai ix35, 95 mil do Kia Sportage, 91 mil da já cansada (e bem equipada) Chevrolet Captiva e 87 mil do Fiat Freemont (que será Flex e ganhará câmbio melhor ainda esse ano). Já as versões mais equipadas começam a entrar no terreno dos alemães BMW X1 (115 mil) e Audi Q3 (131 mil). 

Embora tenha deixado de fora alguns equipamentos de segurança como os controles eletrônicos de estabilidade e tração, que estão presentes no RAV4 na Argentina, a Toyota tem tudo para ter boas vendas, ainda mais com uma concorrência que já não é mais novidade e um Honda CR-V com importações limitadas pelas cotas do México. Assim, vender 800 unidades mensais não poderá ser uma missão impossível.


Imagens - Toyota/Divulgação
Autor - Pedrosa

Use o cinto de segurança TRASEIRO.




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